Políticas e poéticas da floresta

Curadoria

Elena Gálvez

Elena Gálvez é historiadora, socióloga, ecóloga e fotógrafa. Atualmente, está na fase de finalização de sua tese de doutorado no Departamento de História e Antropologia da FLACSO-Equador e faz parte do projeto ECO voltado para a região amazônica. Seus interesses de pesquisa incluem a crítica dos processos de extração de petróleo na Amazônia equatoriana a partir da perspectiva da ecologia política, bem como dos processos de formação histórica de identidades e imaginários na Amazônia nos séculos XIX e XX. Trabalhou como pesquisadora em organizações ambientais como a Acción Ecológica e o Instituto de Estudios Ecologistas del Tercer Mundo.

Patrícia Vieira

Patrícia Vieira é Investigadora Sénior no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. Os seus livros mais recentes são States of Grace: Utopia in Brazilian Culture (SUNY, 2018) e o livro co-editado The Mind of Plants: Narratives of Vegetal Intelligence (Synergetic Press, 2021). É neste momento Investigadora Principal do projecto ECO – Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica, financiado por uma bolsa “Consolidator” do Conselho de Investigação Europeu (ERC). Para mais informações, visite: www.patriciavieira.net

María Eugenia Yllia

María Eugenia Yllia é historiadora de arte, curadora e museóloga. Está a terminar o doutoramento em História de Arte na UNMSM e tem um mestrado em Museologia da Universidade Ricardo Palma. É docente no programa de Mestrado em Arte da UNMSM, no Mestrado em História da Arte e Curadoria da PUCP, e no Mestrado em Museologia e Gestão Cultural da URP. A sua investigação reflete sobre as visualidades não ocidentais, a construção de alteridades colonizadas nos imaginários da Amazónia e as tensões entre a arte e a antropologia. Também se tem concentrado no estudo das plantas, animais e outras entidades a partir das quais se enunciam as epistemologias indígenas que se expressam na cultura visual das comunidades amazónicas e nas artes contemporâneas. Sobre este tema co-editou o livro Kené al Bicentenario. Reflexiones desde el arte. Biodiversidad Amazónica (Kené Instituto de Estudios Forestales y Ambientales, 2021) e publicou o artigo “La memoria de un fruto: La Fiesta del Pijuayo”, em co-autoria com Nancy Ochoa, na revista Caravelle n° 110 Végétaux et animaux dans les arts visuels des mondes hispanoaméricains (2018).

Este site usa cookies próprios para o seu correcto funcionamento. Ao clicar no botão Aceitar, concorda com a utilização destas tecnologias e com o processamento dos seus dados para estes fins.
Privacidade